segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A mecânica...

Faz parte uma avaria inesperada, ser aeromodelista é bem mais do que voar com os pés no chão, requer gosto pela máquina, dedicação e paciência, em caso de dúvida sobre o funcionamento aprendemos uns a bem outros a mal que antes de resolvido o problema, o "aviãozinho" fica em terra... quero dizer com isto que não vale a pena pô-lo no ar para ver se dá! isto serve para promenores tão pequenos como de vez em quando aparecerem umas bolhitas de ar no tubo do carburador... o motor trabalha sem se engasgar, mas o que é certo é que sabemos que não é suposto, logo fica em terra, esta situação não é inédita pois acontece muito quando se utilizam válvulas de enchimento, o o-ring deixa de vedar a 100% e já temos o pequeno problema, se não o detectarmos antes de o motor se desligar no ar pode em, vá... 50% dos casos, ser traduzido em avião novo.

No clube Kataventos felizmente os aeromodelistas gostam dos seus aviões, contudo já alguns viram pseudo aeromodelistas a colocarem a sua nova máquina no ar quando subitamente notam que depois de saltar a profundidade por falta de epoxi em condições o avião cai... só não se sabe exactamente onde. :)


Aqui neste caso em particular, Luis Afonso experenciou um avião com um nível de ruído diferente na aterragem, quando levantou tinha o escape "apertado" e quando aterrou andava solto no capôt! como é óbvio não andamos constantemente a verificar todos os parafusos, contudo de vez em quando convém dar uma olhadela com a chave indicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário